Comissão de Meio Ambiente aprova audiência pública para discutir incêndios em todo o Brasil; presidente destaca ação contra incendiários.
A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou, nesta quarta-feira (18), requerimento para realizar audiência pública sobre a situação dos incêndios em todo o Brasil. O objetivo é discutir e buscar soluções para o aumento dos incêndios que têm assolado diversas regiões do país. Participarão da audiência representantes do Ministério do Meio Ambiente, de institutos de pesquisa e de associações ligadas ao meio ambiente.
Para a presidente da CMA, senadora Leila Barros (PDT-DF), a gravidade da situação dos incêndios dolosos no país requer medidas urgentes e eficazes.
— Estamos tendo incendiários em todo o país e precisamos demonstrar a quem está cometendo esses crimes que nós vamos reagir de forma contundente — afirmou a senadora.
A senadora ressaltou a importância de conscientizar a população sobre a gravidade dos incêndios e do impacto devastador que causam ao meio ambiente, à fauna, à flora e também à saúde das pessoas.
Durante a audiência, serão apresentados dados e informações relevantes sobre as causas dos incêndios, os principais focos identificados, as regiões mais afetadas e as consequências ambientais, econômicas e sociais desses desastres.
A expectativa é que a audiência pública contribua para o debate e a elaboração de ações efetivas de prevenção, combate e punição aos responsáveis por provocar incêndios de forma criminosa.