Participantes defendem mais investimentos na educação pública e criticam prazo de 10 anos para eliminação do analfabetismo no novo Plano Nacional de Educação.

A quarta audiência pública do ciclo de debates sobre o projeto do novo Plano Nacional de Educação (PL 2.614/2024) trouxe à tona importantes discussões e reflexões sobre o futuro da educação no Brasil. Participantes do evento destacaram a necessidade de mais investimentos na educação pública, apontando-a como uma das principais ferramentas para a promoção da igualdade de oportunidades e o desenvolvimento do país. Além disso, houve críticas em relação ao prazo de 10 anos estabelecido para a eliminação do analfabetismo, considerado por muitos como insuficiente diante dos desafios presentes.
Um dos pontos discutidos durante o debate foi a possibilidade de premiar cidades com melhor desempenho educacional, como forma de incentivar a busca por excelência e estimular a competitividade saudável entre os municípios. Essa proposta foi amplamente defendida pelos participantes, que enxergam nesse modelo uma maneira eficaz de estimular melhorias na qualidade da educação em todo o país.
A audiência, realizada no último dia 16, na Comissão de Educação (CE), reuniu especialistas, representantes da sociedade civil e parlamentares em um debate enriquecedor e plural. A diversidade de opiniões e a troca de experiências foram elementos fundamentais para a construção de propostas mais sólidas e alinhadas com as necessidades reais da educação brasileira.