
Presidente Lula cobra mais entusiasmo do ministro Haddad durante evento no Palácio do Planalto
O presidente Lula (PT) cobrou nesta terça-feira (17), em tom de brincadeira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pedindo que ele tenha mais entusiasmo durante as suas falas.
Lula ainda brincou que até o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), conhecido por sua fala professoral e sem empolgação, teria manifestado entusiasmo, durante um evento no Palácio do Planalto.
“Já falou meu ministro da Fazenda. E toda a vez que o Haddad vai falar eu falo: ‘Haddad, você tem que passar entusiasmo’. Até o Alckmin passou entusiasmo hoje, sabe. Até o Alckmin”, afirmou o presidente, arrancando risos dos presentes.
“[…] Jorge [Viana, presidente da Apex], chamei ele na minha sala. ‘Você vai falar, tem que falar acreditando no que você está falando. Se falar com os olhinhos para baixo é porque não está acreditando. Você tem que olhar na cara das pessoas e falar com convicção porque você está acreditando que aquilo vai acontecer. Se você acredita, você passa para as pessoas a certeza de que vai acontecer'”, completou o presidente
Lula participou de cerimônia no Palácio do Planalto para a assinatura de convênio entre o Sebrae e a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que prevê mais de R$ 175 milhões para pequenos negócios exportadores. Participaram também o presidente do Sebrae, Décio Lima; e o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
Durante a sua fala, Lula reafirmou uma das missões do seu governo de incluir os pobres no orçamento, ressaltando que isso não implica na exclusão dos mais ricos. Ele destacou a importância do consumo para o desenvolvimento do país, mencionando a necessidade de transformar os usuários de crack em consumidores de bens industriais.
“Que mundo a gente vai criar se a gente passa em São Paulo e vê aquele monte de gente dormindo na rua ou fumando crack todo dia e brigando com a polícia? São figuras que ficam abandonadas. Eu tenho que transformá-los em consumidores. A palavra mágica é transformar as pessoas em pequenos consumidores”, afirmou o presidente.
“Durante muito tempo eu fui atacado ‘porque o Lula só pensa em consumo’. E eu só penso em consumo porque não tem indústria se não tiver consumo. Ninguém vai investir em uma indústria se não tiver mercado. O milagre é a gente criar condições para que todas as pessoas tenham um pouco”, completou.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.