Prefeitura do Rio decreta ponto facultativo para realizar operações de trânsito e segurança em eventos na cidade.

Para garantir a tranquilidade no deslocamento do público que irá aos estádios do Maracanã e Nilton Santos, bem como ao Parque Olímpico na Barra da Tijuca, a prefeitura recomenda o uso do transporte público. No entanto, os serviços de algumas unidades, como a Secretaria Municipal de Saúde, Mobi-Rio, entre outros, não terão paralisação durante o ponto facultativo.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) irá realizar operações especiais nos arredores dos estádios durante os dias de jogos da Libertadores. Serão disponibilizados painéis informativos, agentes de trânsito e veículos para garantir a fluidez do tráfego. Além disso, o MetrôRio e a SuperVia terão reforço de segurança e capacidade plena de trens para atender a demanda dos eventos esportivos.
Para o Rock in Rio, o público poderá contar com o serviço exclusivo de BRT, denominado Expresso Rock in Rio, que terá embarque em diversos terminais da cidade. O valor da passagem é de R$ 23, incluindo ida e volta, e deve ser pago com os sistemas de bilhetagem específicos.
As escolas municipais e estaduais também terão alterações nos horários de funcionamento devido ao ponto facultativo decretado. Escolas municipais de ensino em turno único funcionarão das 7h30 às 14h30, enquanto as de tempo parcial irão apenas pela manhã. Já nas escolas estaduais, o turno da manhã será normal, com os turnos da tarde e integral funcionando até as 15h e o turno da noite não terá aula, mas terá um plano de reposição de aulas.