DestaqueUOL

Instagram lança Conta de Adolescente com proteções automáticas e supervisão parental para usuários jovens no Brasil e América Latina

O Instagram surpreendeu usuários nesta terça-feira (17) com o anúncio de uma nova opção de perfil voltada para adolescentes. A chamada Conta de Adolescente traz proteções automáticas e maior supervisão parental, visando proporcionar um ambiente mais seguro para os jovens na plataforma. A novidade está prevista para chegar ao Brasil e ao restante da América Latina em janeiro de 2025, conforme informado pela Meta, empresa responsável pelo Instagram.

Uma das principais características da Conta de Adolescente é que menores de idade serão automaticamente incluídos nessa modalidade. Além disso, para usuários com menos de 16 anos, será necessária a permissão dos pais para realizar alterações nas configurações do perfil. A Meta enfatiza que irá exigir comprovação de idade e está desenvolvendo tecnologias capazes de identificar usuários jovens, mesmo que informem uma data de nascimento correspondente a um adulto. É importante ressaltar que a idade mínima para utilizar as redes sociais da empresa é de 13 anos.

As contas de adolescente serão privadas por padrão, o que significa que apenas seguidores e conexões existentes terão acesso às publicações. Marcações e menções só poderão ser feitas por seguidores, aumentando a segurança e privacidade dos adolescentes na plataforma.

Outro destaque da nova modalidade é a implementação de configurações mais restritivas para conteúdos sensíveis, com o objetivo de reduzir o acesso a material potencialmente prejudicial ou inadequado. A Meta garantiu que peças que mostrem pessoas brigando ou que promovam procedimentos estéticos estarão mais controladas nas abas Explorar e Reels.

Além disso, a empresa ativará uma versão mais restritiva da ferramenta de palavras ocultas, conhecida como “filtro anti-bullying”, para barrar palavras e frases ofensivas nos comentários e nas mensagens diretas. Para limitar o tempo de uso, a Conta de Adolescente terá lembretes após 60 minutos diários e um modo noturno que silencia notificações e envia mensagens automáticas durante o período entre 22h e 7h.

Os adolescentes também terão acesso a um novo recurso exclusivo, que permite selecionar os tópicos de seu interesse na aba Explorar e nas recomendações personalizadas. No entanto, a Meta não esclareceu se esse recurso estará disponível para contas de adultos.

Em relação à supervisão parental, a Meta apresentou novos recursos para os responsáveis acompanharem a atividade de seus filhos no Instagram. Agora, será possível visualizar os contatos dos últimos sete dias, definir limites diários de uso, bloquear o acesso em horários específicos e verificar quais tópicos os filhos estão acompanhando na rede social.

Atualmente, a atualização com a Conta de Adolescente será lançada nos EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália nos próximos 60 dias, com previsão para chegar à União Europeia até o final do ano. A Meta planeja estender essa modalidade para outras plataformas, como Threads, Facebook e Messenger, a partir de 2025.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo