Milhares de pessoas se unem em mutirão para limpeza dos oceanos durante Festival SP Ocean Week, em São Paulo.

Segundo o oceanógrafo Alexander Turra, a discussão sobre o papel e o impacto das atividades humanas nas águas é fundamental para mitigar e adaptar-se às mudanças climáticas. Ele acredita que é possível trabalhar em prol de uma economia sustentável do mar, enfrentar problemas como o lixo e as mudanças climáticas e estabelecer oportunidades para a transformação. Durante o mutirão, serão selecionadas iniciativas que receberão apoio da Cátedra e de organizações parceiras.
O Festival SP Ocean Week 2024, que acontecerá entre os dias 18 e 22 de setembro no Memorial da América Latina, em São Paulo, contará com a participação de diversos setores da sociedade, como ativistas, acadêmicos, atletas e trabalhadores do mar. Serão discutidas ações de conservação, mitigação do impacto das atividades humanas e a popularização da agenda 2030 da ONU, com foco no cumprimento das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (ODS 14 – Vida na Água).
Além disso, o Festival promoverá o Movimento Pororoca, uma iniciativa que busca aproximar o oceano da sociedade e promover a cultura oceânica e a sustentabilidade do mar. Com atividades educativas, ações de limpeza de praias e celebrações do Dia Mundial de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas, o Movimento Pororoca pretende incentivar a participação da população em ações em defesa do oceano e expandir o alcance da SP Ocean Week em todo o Brasil.