Agência BrasilDestaque

Inaugurada Farmácia Viva em Maricá para democratizar acesso à fitoterapia e plantas medicinais

Na região metropolitana do Rio de Janeiro, a cidade de Maricá inaugurou sua primeira Farmácia Viva, um projeto inovador que visa democratizar o acesso a plantas medicinais e à fitoterapia. Fruto da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a iniciativa faz parte do projeto Farmacopeia Mari’ká e tem como objetivo não só promover a saúde da população, mas também gerar renda para pequenos produtores rurais.

Localizada na Fazenda Nossa Senhora do Amparo, a Farmácia Viva cultiva cerca de 30 espécies de plantas medicinais em 4 mil metros quadrados. Além da produção de medicamentos, o projeto também oferece qualificação para os agricultores associados, fornecendo mudas certificadas e comprando a produção para processamento.

O coordenador do Farmacopeia Mari’ká, João Araújo, destaca a importância do projeto ao utilizar conhecimentos tradicionais das plantas nativas para produzir remédios com fungos medicinais e óleos essenciais, que podem ser utilizados em loções repelentes e até mesmo em medicamentos para animais de estimação. Todos os produtos desenvolvidos são gratuitos e alguns, como chás, xaropes de guaco e loções repelentes de citronela, já estão sendo distribuídos diretamente.

A distribuição dos demais produtos está prevista para o fim do ano, em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), com acompanhamento farmacêutico. Segundo Araújo, Maricá foi escolhida para sediar o projeto devido às ações locais nas áreas de agroecologia, agricultura e desenvolvimento social. A ideia é que o projeto possa servir de modelo para outras cidades do país.

A Farmácia Viva de Maricá está em fase de finalização e em breve será apresentada aos agentes de saúde locais. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população e impulsionar a economia local de forma sustentável, o projeto promete ser um marco na promoção da saúde e geração de renda para a região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo