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Estação mais profunda da América Latina: Vila Penteado terá metrô com descida equivalente a prédio de 22 a 24 andares.

Metrô da Vila Penteado: a estação mais profunda da América Latina

Na zona norte de São Paulo, os moradores aguardam ansiosamente a chegada do metrô à Vila Penteado, com a promessa de maior mobilidade e facilidade de deslocamento. No entanto, quando a estação finalmente for concluída, eles precisarão descer o equivalente a um prédio de 22 a 24 andares para chegar até o trem. Com 67 metros de profundidade, a futura estação da Vila Penteado será a mais profunda da América Latina.

Essa impressionante marca está sendo alcançada como parte da construção da linha 6-laranja do metrô paulistano, que ligará a zona norte ao centro da cidade, prometendo transportar 630 mil pessoas diariamente. A estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado é uma das 15 estações em construção simultânea neste ramal, que promete revolucionar o transporte público na região.

Para se ter uma ideia da grandiosidade da estação, ela terá 12 pavimentos e 15.191 m² de área construída, além de contar com 22 escadas rolantes. Comparativamente, a Itaberaba-Hospital Vila Penteado supera em altura a estação Santa Cruz, da linha 5 lilás, a mais profunda em atividade no metrô de São Paulo, e quase caberiam duas estátuas do Cristo Redentor uma em cima da outra em suas profundezas.

No entanto, mesmo com sua imponência, a Itaberaba-Hospital Vila Penteado ainda está longe da estação Arsenalna, em Kiev, que é a mais profunda do mundo, com 105 metros de profundidade. A complexidade da obra é evidenciada pelos 24 mil m³ de concreto e cerca de 3.000 toneladas de aço que serão utilizados, além dos desafios enfrentados nas escavações profundas, como diferentes níveis de rigidez do solo e lençóis freáticos.

O envolvimento de diversos profissionais, como engenheiros civis, de minas e mecânico, geólogos, entre outros, é crucial para o sucesso da empreitada. A expectativa é que parte da linha 6-laranja seja inaugurada até 2026, embora o consórcio responsável tenha alertado para um possível atraso na conclusão, que poderia se estender até 2028.

Os desafios na construção do metrô profundamente impactam a mobilidade urbana e a vida dos cidadãos, mas o resultado final promete ser uma mudança significativa na forma como os paulistanos se deslocam pela cidade. A estação mais profunda da América Latina será, sem dúvida, uma marca na história do transporte público em São Paulo.

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