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Comparativo: Volvo EX30 Ultra e Renault Mégane E-Tech mostram desempenho e consumo distintos em teste realizado pelo Instituto Mauá de Tecnologia

Disputa entre Volvo EX30 Ultra e Renault Mégane E-Tech

No mundo automobilístico, as marcas muitas vezes tratam alguns modelos como utilitários esportivos, mesmo que na prática sejam hatches médios clássicos. Um exemplo disso é a competição entre o Volvo EX30 Ultra, com preço de R$ 293.950, e o Renault Mégane E-Tech, custando R$ 279,9 mil.

Apesar das tentativas de enquadrá-los como utilitários esportivos, ao analisar as proporções da carroceria e as distâncias em relação ao solo, fica claro que ambos são hatches médios com características tradicionais. Durante a disputa, o modelo sueco, produzido na China, se destacou nas provas de desempenho, porém, nas medições de consumo, o carro francês mostrou superioridade tanto na cidade quanto na estrada.

Um ponto em comum entre os dois modelos é o uso de revestimentos feitos a partir de materiais reciclados e a presença de mostradores 100% digitais. Entretanto, o Volvo chama a atenção pelo minimalismo exagerado, chegando ao ponto de concentrar os ajustes dos retrovisores externos na tela da central multimídia.

Como são feitos os testes

Para avaliar o desempenho dos carros, o Instituto Mauá de Tecnologia utiliza o V-Box, um equipamento que se baseia no sinal de GPS. As provas de aceleração e retomada são realizadas na pista da empresa ZF, localizada em Limeira, interior de São Paulo.

A etapa que verifica o consumo na cidade tem um percurso de 27 km, enquanto para simular uma rodovia a 90 km/h, os pilotos de teste dirigem por 31 km. Ambos os trajetos são realizados em São Caetano do Sul, onde está a sede do instituto. Para carros flex, são feitas medições com etanol e gasolina.

O consumo de modelos elétricos é medido através do carregador instalado no IMT. O teste calcula o consumo para percorrer 100 km nos modos urbano e rodoviário.

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