DestaqueUOL

Repressão na Rússia: cidadãos presos por se oporem à invasão à Ucrânia revivem medo dos tempos stalinistas.

Russos Opostos à Invasão à Ucrânia São Alvo de Repressão na Rússia

Por: Redação

Publicado em: 26 de outubro de 2021

A crescente onda de prisões de opositores à invasão russa à Ucrânia tem gerado um clima de medo e repressão sem precedentes na Rússia. Segundo relatos, centenas de pessoas foram presas nos últimos anos por se manifestarem contra a ofensiva militar liderada pelo Kremlin.

Em meio a esse cenário de repressão, Maria, uma moscovita de 47 anos, relata sentir um temor semelhante ao vivido por seus antepassados durante a era stalinista. “Não é normal quando você começa a se comportar como seus antepassados. Tremores toda vez que o telefone toca, pensando o tempo todo com quem você está falando e sobre o que está falando”, desabafa Maria em entrevista à AFP.

A situação tem preocupado organizações de direitos humanos e defensores da liberdade de expressão, que apontam para uma campanha implacável do governo russo para silenciar vozes críticas. A liberdade de imprensa e o direito de se manifestar estão cada vez mais ameaçados na Rússia, com a prisão de ativistas, jornalistas e cidadãos comuns que se atrevem a questionar as ações do governo.

Diante desse contexto, a comunidade internacional tem se manifestado contra a repressão na Rússia, exigindo respeito aos direitos humanos e à liberdade de expressão. A esperança é que a pressão externa possa contribuir para frear a escalada autoritária do governo russo e proteger aqueles que ousam levantar a voz contra a violência e a opressão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo