As pesquisas de opinião sobre o tratamento com substâncias derivadas da Cannabis mostram alto nível de satisfação. Recentemente, o portal Cannabis & Saúde realizou um levantamento e constatou que apenas 4,8% dos entrevistados revelaram insatisfação com os produtos derivados da planta.
Um dos pontos destacados na pesquisa é a finalidade do tratamento. Cerca de 35,8% dos entrevistados usam os derivados da Cannabis para aliviar dores crônicas, relacionadas a diversas doenças como fibromialgia, enxaqueca, artrite e câncer. No Brasil, o opioide é o medicamento mais consumido devido ao baixo preço e facilidade de compra.
O Brasil enfrenta desafios em relação ao uso de opioides, que já atingem cerca de 37% da população com mais de 50 anos. Porém, a Cannabis medicinal surge como uma alternativa mais acessível e com menos efeitos colaterais. Apesar do preconceito existente em relação à planta, avanços significativos têm sido conquistados nos últimos anos.
Entre os avanços do tratamento, destacam-se a regulação da importação e venda nacional pela Anvisa e a gratuidade do medicamento no SUS em alguns estados brasileiros. Além disso, a justiça vem se mostrando mais favorável ao cultivo individual e ao tratamento com a Cannabis para pacientes que não possuem condições financeiras.
Apesar dos progressos, ainda existem restrições quanto à distribuição dos derivados da Cannabis no Brasil. Por exemplo, São Paulo restringe o uso a três doenças específicas, deixando de fora pacientes com dor crônica e doenças mentais como depressão e ansiedade, apesar de serem motivos comuns para o tratamento com a planta.
Em resumo, a pesquisa mostra que a utilização da Cannabis para tratamentos médicos está se tornando mais aceita e difundida, embora ainda enfrente desafios regulatórios no país. A tendência é que, com o aumento do conhecimento e da pressão das famílias e pacientes, mais avanços sejam alcançados para o acesso a esses medicamentos alternativos.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.