DestaqueUOL

Mujica recebe alta após melhora em seu estado geral e confirmação de remissão do câncer de esôfago

Ex-presidente uruguaio, Pepe Mujica, recebe alta hospitalar após internação por complicações de saúde

Após enfrentar dificuldades para engolir devido a uma fibrose causada pela radioterapia, o ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, foi levado ao sanatório CASMU da capital uruguaia por quarta vez em menos de duas semanas. No entanto, após uma recuperação bem-sucedida, Mujica recebeu alta hospitalar.

Segundo a Dra. Carolina Pannone, responsável pelo tratamento de Mujica, o ex-presidente foi submetido a uma fórmula nutricional especial que atendeu às suas necessidades, resultando em uma melhora significativa em seu estado geral. “Por esse caminho, pode-se administrar uma fórmula especialmente feita para atender às suas necessidades nutricionais. E isso que ele tolerou muito bem permitiu uma melhora em seu estado geral. Tanto é que ele acabou de receber alta”, indicou a médica.

Ao ser internado, a situação de Mujica era descrita como “complicada”, mas com a realização de uma gastrostomia, seu quadro de saúde melhorou. Ele continuará com a cânula de acesso direto ao estômago “pelo tempo que for necessário” até que a lesão esofágica regresse.

Ainda de acordo com a Dra. Pannone, Mujica continuará sua recuperação em casa, com a expectativa de retomar gradativamente suas atividades e mobilidade. A médica ressaltou que o câncer de esôfago do ex-presidente estaria em remissão, com uma biópsia programada para confirmar o quadro em um futuro próximo.

Além disso, a insuficiência renal enfrentada por Mujica também está em processo de melhora, com valores de exames se aproximando dos apresentados no final do ano passado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo