
Encontro entre Kim Jong Un e Serguei Shoigu
O líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong Un, se encontrou com o chefe de segurança e ex-ministro da Defesa da Rússia, Serguei Shoigu, que está visitando o país asiático recluso, relataram os meios de comunicação estatais norte-coreanos neste sábado (14, noite de sexta em Brasília).
A Rússia quer reforçar as reservas de armas e munições para continuar sua ofensiva de mais de dois anos e meio contra a Ucrânia e, segundo os países ocidentais, a Coreia do Norte é um de seus fornecedores.
Em junho, o presidente russo, Vladimir Putin, viajou à Coreia do Norte e assinou um pacto bilateral de defesa mútua.
Este encontro entre Kim Jong Un e Serguei Shoigu levanta questões sobre possíveis acordos de cooperação na área de defesa entre os dois países. A Coreia do Norte, conhecida por seu programa nuclear e postura hostil em relação a muitos países, pode encontrar na Rússia um aliado estratégico para fortalecer suas capacidades militares.
A visita de Serguei Shoigu também pode indicar um interesse da Rússia em expandir suas influências na região da Ásia Oriental, desafiando a hegemonia dos Estados Unidos e seus aliados na região.
Os próximos passos de Kim Jong Un e Serguei Shoigu serão observados com atenção pela comunidade internacional, que busca compreender as implicações desse encontro para a segurança global.