DestaqueUOL

Julgamento dos acusados de assassinar Marielle Franco e Anderson Gomes está marcado para 30 de outubro no Rio de Janeiro.

Julgamento dos acusados da morte de Marielle Franco marcado para 30 de outubro

No próximo dia 30 de outubro, a partir das 9h, os ex-policiais Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, acusados do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes em março de 2018, serão julgados pelo Tribunal do Júri do Rio de Janeiro. A data foi definida após reunião do juiz Gustavo Kalil com representantes do Ministério Público, assistentes de acusação e defesas dos réus.

Lessa e Queiroz participarão do julgamento por videoconferência, já que o primeiro está preso no Complexo Penitenciário de Tremembé, em São Paulo, e o segundo no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal.

O juiz solicitou que apenas os envolvidos diretamente com o julgamento sejam presencialmente presentes no plenário, a fim de evitar aglomerações e tumultos durante o processo. Queiroz confessou ter dirigido o veículo para que Lessa realizasse os disparos que resultaram na morte de Marielle e Anderson, com ambos fazendo delação premiada. Os mandantes do crime, deputado federal Chiquinho Brazão e conselheiro do TCE-RJ Domingos Brazão, além do ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa, também estão presos.

No entanto, os acusados negam sua participação no caso. O desembargador Airton Vieira, responsável pelas audiências de testemunhas na ação penal contra os irmãos Brazão, destacou o amadorismo na execução do crime, questionando a falta de planejamento em um crime que teria sido orquestrado por meses, sem definições prévias importantes.

O julgamento aguardado por tantos brasileiros traz à tona a esperança por justiça no caso que chocou o país e levantou questionamentos sobre segurança e impunidade. O desfecho desse processo ganha destaque nacional e promete promover debates sobre a eficiência do sistema judiciário e a necessidade de investigações rigorosas em casos de crimes políticos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo