DestaqueDiário do Rio

Estudo aponta que deputados brancos eleitos recebem mais de 70% das verbas públicas em 2022, revela Observatório da Branquitude.

Plenário da Câmara dos Deputados em Brasília
17/04/2017 REUTERS/Ueslei Marcelino

No dia 9 de setembro foi lançada a pesquisa As chances de ser eleito: branquitude e representação política, feita pelo Observatório da Branquitude, iniciativa dedicada a produzir conhecimento e incidência estratégica com foco na branquitude e suas estruturas de poder, materiais e simbólicos. O novo boletim analisa raça/cor, gênero e financiamento para deputados federais…

O boletim surge em um período alarmante da política nacional, em meio à aprovação em dois turnos no Senado Federal, da “PEC da Anistia”: uma Proposta de Emenda à Constituição, que perdoa…

Para a coordenadora de pesquisa do Observatório da Branquitude, Carol Canegal, é extremamente importante que essas correlações sejam feitas para se poder enxergar com nitidez o cenário que está posto e que precisa ser questionado…

Financiamento eleitoral e partidário no Brasil

O financiamento público de candidaturas se dá no Brasil por meio de dois principais fundos: o Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (FEFC) e o Fundo Partidário (FP). Para incrementar a participação de candidaturas negras e femininas, passos importantes foram dados…

Principais resultados

O boletim As chances de ser eleito: branquitude e representação política indica que os esforços feitos para ampliar as oportunidades entre candidatos negros ainda são insuficientes. Isso ocorre mesmo diante do aumento de candidatos autodeclarados pretos e pardos em 2022, quando o número de candidatos declarados brancos diminuiu em relação a 2018…

Sobre o Observatório da Branquitude

Fundado em 2022, o Observatório da Branquitude é uma iniciativa da sociedade civil dedicada a produzir conhecimento e incidência estratégica com foco na branquitude e suas estruturas de poder, materiais e simbólicos. Contando com uma equipe integralmente negra, multidisciplinar e com paridade de gênero, o Observatório da Branquitude é a primeira organização da sociedade civil que tem centralidade temática na análise da identidade racial branca e suas estruturas de poder.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp

entrar grupo whatsapp Deputados federais brancos eleitos receberam mais de 70% das verbas públicas em 2022, diz novo estudo do Observatório da Branquitude

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo