
Chefão mexicano Ismael “El Mayo” Zambada se declara inocente de acusações de tráfico de drogas em tribunal de Nova York
Por Jack Queen e Luc Cohen
NOVA YORK (Reuters) – O chefão mexicano Ismael “El Mayo” Zambada se declarou inocente de acusações de tráfico de drogas nesta sexta-feira no mesmo tribunal novaiorquino que o cofundador do cartel de Sinaloa, Joaquin “El Chapo” Guzman, foi condenado cinco anos atrás.
Zambada respondeu às 17 acusações criminais que ele enfrenta, que incluem lavagem de dinheiro e armas ilegais, em uma audiência perante o juiz James Cho no Brooklyn.
Este evento ocorreu em um dos tribunais mais emblemáticos da cidade de Nova York, onde casos de grande repercussão como o de Joaquin “El Chapo” Guzman são julgados com intensidade e atenção da mídia. A presença de Ismael “El Mayo” Zambada nesse tribunal traz à tona mais uma vez a complexidade e influência dos cartéis de drogas mexicanos nos Estados Unidos.
A declaração de inocência de Zambada representa mais um capítulo na longa saga de criminalidade e violência associada ao tráfico de drogas na região. As autoridades continuam a combater essas organizações criminosas, mas a batalha é árdua e cheia de desafios.
O caso de Ismael “El Mayo” Zambada seguirá sendo acompanhado de perto pela imprensa e pela opinião pública, pois ele é considerado uma figura de destaque no mundo do narcotráfico internacional. Suas ações e decisões terão impacto não apenas nos Estados Unidos e no México, mas em toda a região.