Agência BrasilDestaque

Anvisa proíbe comercialização da fórmula infantil Nutramigen LGG da marca Enfamil devido a possível contaminação por bactéria.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de alguns lotes da fórmula infantil em pó Nutramigen LGG, da marca Enfamil, fabricado pela empresa Reckitt/Mead Johnson Nutrition, dos Estados Unidos. A medida foi tomada após a agência sanitária norte-americana (Food and Drug Administration – FDA) emitir um comunicado relacionado ao recolhimento voluntário pela empresa, devido a uma possível contaminação da fórmula em pó pela bactéria Cronobacter sakazakii.

Os lotes atingidos são: ZL3FHG, ZL3FMH, ZL3FPE, ZL3FQD, ZL3FRW e ZL3FX. Eles têm código de barras 300871239418 ou 300871239456 e prazo de validade até 01/01/2025. A resolução com a proibição foi publicada no Diário Oficial da União.

A Anvisa informou que esses produtos foram exportados para vários países, como Argentina, Bélgica, Belize, Canadá, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, entre outros. Porém, até o momento não foram identificados casos de infecções relacionados ao consumo desses lotes do produto.

A agência orienta aos consumidores que utilizam produtos Nutramigen LGG que verifiquem o lote impresso no rótulo do produto e, caso pertença a um dos lotes recolhidos, ele não deve ser utilizado ou oferecido para o consumo por bebês. Também ressaltou a importância de utilizar fórmulas infantis com orientação de um profissional de saúde habilitado, como médico pediatra ou nutricionista.

A Anvisa ainda explicou que a correta higienização de utensílios que entram em contato com a fórmula, como mamadeiras, copos e colheres, é fundamental para garantir a segurança do produto. Além disso, deve-se sempre realizar a diluição na quantidade adequada e na temperatura segura (70ºC), que garante o menor risco de contaminação por bactérias perigosas.

A Cronobacter sakasakii é uma bactéria que pode causar infecções em humanos, principalmente em recém-nascidos e bebês prematuros. A Anvisa ressaltou que fórmulas infantis importadas não registradas são consideradas irregulares e recomenda que os consumidores evitem comprá-las por meio do comércio eletrônico.

Atualmente, as fórmulas infantis Nutramigen LGG registradas na Anvisa possuem a seguinte denominação: fórmula infantil de seguimento para lactentes destinada a necessidades dietoterápicas especiais com restrição de lactose composta por proteína extensamente hidrolisada e probiótico.

Os consumidores podem consultar a base de dados disponível no portal da Anvisa para confirmar o registro do produto. A recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de aleitamento materno até os dois anos de idade ou mais e de maneira exclusiva até os seis meses de vida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo