DestaqueUOL

Sem garantias dos EUA, Lula aposta na reforma do Conselho na Assembleia Geral da ONU em NY

Em uma entrevista exclusiva com diplomatas brasileiros, foi revelado que os Estados Unidos nunca forneceram um apoio explícito ao Brasil em relação a uma possível vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU. Apesar das especulações, não existem garantias de que o país norte-americano irá endossar a candidatura brasileira.

A embaixadora americana deixou claro que, mesmo com a aproximação entre os governos de Joe Biden e Luiz Inácio Lula da Silva, isso não se traduz necessariamente em um apoio aos interesses brasileiros. Durante a visita de Jair Bolsonaro a Donald Trump, em 2019, nenhum comunicado final confirmou o respaldo dos EUA à candidatura do Brasil.

Atualmente ocupando um assento não permanente no Conselho de Segurança, o Brasil deve aguardar até 2032 para apresentar uma nova candidatura, de acordo com o princípio de rotatividade entre os países latino-americanos.

Reforma será destaque no discurso de Lula na ONU

Em breve, o ex-presidente Lula estará em Nova York para abrir a reunião anual da Assembleia Geral da ONU. Fontes diplomáticas revelaram que, em seu pronunciamento, Lula enfatizará a urgência de reformas no Conselho de Segurança da ONU.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo