Agência BrasilDestaque

Rio de Janeiro registra recorde de temperatura no inverno pelo segundo dia consecutivo, chegando a 41,1ºC, e mínima histórica de umidade do ar.

Nesta quinta-feira (12), o Rio de Janeiro foi palco de um cenário atípico para o inverno, com altas temperaturas e umidade relativa do ar extremamente baixa. Pelo segundo dia consecutivo, a cidade registrou a maior temperatura do ano, atingindo 41,1ºC às 13h35, na estação meteorológica de Guaratiba, localizada na zona oeste. Além disso, o índice de umidade relativa do ar chegou a alarmantes 10,3% às 15h25, o mais baixo do ano, de acordo com o Sistema Alerta Rio.

O recorde de temperatura máxima no inverno também foi quebrado, com os termômetros marcando 40,4ºC na estação de Irajá, zona norte da capital. Para a sexta-feira (13), a previsão é de que a temperatura máxima fique em torno dos 39ºC, devido a um sistema de alta pressão que manterá o céu com poucas nuvens, sem chuvas e com ventos fracos a moderados, mais intensos pela manhã.

No sábado (14), o tempo permanecerá estável, com céu claro passando a parcialmente nublado, sem previsão de chuva e ventos variando entre fracos e moderados. Já no domingo (15), o cenário mudará com a chegada de uma frente fria vinda do oceano. O céu ficará parcialmente nublado a nublado, sem chuvas, e a temperatura máxima cairá para cerca de 30ºC.

Para a próxima segunda-feira (16), a previsão indica céu nublado, com possibilidade de chuva fraca e isolada a partir da tarde. A temperatura máxima deverá ficar em torno dos 28ºC e a mínima em 16ºC. Dessa forma, a cidade carioca passará por uma variação de clima ao longo dos próximos dias, saindo de altas temperaturas para a chegada de uma frente fria e a possibilidade de chuvas no início da semana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo