
Qualidade do ar em São Paulo preocupa especialistas
A qualidade do ar em São Paulo às 7h desta quinta-feira (12) é a pior pelo quarto dia consecutivo entre 120 cidades monitoradas pelo site suíço IQAir. A lista só inclui cidades grandes.
Desde segunda-feira (10), a cidade já vinha apresentando índices preocupantes, atingindo a pior medição na quarta-feira (11), com um índice de 183, ante os 170 registrados hoje. Segunda e terça registraram índices de 160 e 158, respectivamente.
A empresa suíça IQAir é especializada em tecnologia da qualidade do ar e organiza o ranking de 120 grandes cidades do mundo com dados gerados por estações operadas por governos, instituições de pesquisa e organizações sem fins lucrativos. A classificação segue parâmetros de qualidade americanos.
Com um índice de 170, São Paulo superou cidades como Kinshasa, na República Democrática do Congo (152), e Carachi, no Paquistão (151), segundo dados da IQAir.
O que os especialistas dizem sobre a situação?
A qualidade do ar na região metropolitana de São Paulo está classificada como muito ruim pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) nesta quinta-feira. O cenário é ainda mais preocupante devido a fatores como a suspensão de material particulado, condições meteorológicas desfavoráveis à dispersão de poluentes por conta da estiagem e ventos fracos.
Segundo a Cetesb, pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas, idosos e crianças têm seus sintomas agravados. A população em geral pode apresentar sintomas como ardor nos olhos, nariz e garganta, tosse seca e cansaço, sendo recomendado reduzir esforços físicos pesados ao ar livre.
Previsão para os próximos dias
A massa de ar seco estacionada sobre a região metropolitana de São Paulo deve persistir até pelo menos o próximo sábado (14), com temperaturas acima da média e baixa umidade, o que aumenta o risco de queimadas e incêndios nas áreas vegetadas.
Para esta quarta-feira (11), a previsão é de sol e tempo seco, com temperaturas oscilando entre 18°C, ao amanhecer, e 34°C, no meio da tarde. Já na quinta-feira (12), o cenário não muda, com sol forte, névoa seca e baixa umidade do ar, e temperaturas entre 19°C e 34°C.