
AIE revisa previsão de crescimento da demanda de petróleo para 2024
A Agência Internacional de Energia (AIE) revisou para baixo suas estimativas de crescimento da demanda de petróleo para o ano de 2024. A desaceleração da economia chinesa foi apontada como um dos principais fatores que estão impactando a previsão, levando a uma queda no preço do barril.
Segundo a AIE, a demanda mundial de petróleo deve crescer 900 mil barris diários em 2024, o que representa uma redução de 70 mil barris em relação à previsão anterior da agência. Essa revisão para baixo nas estimativas tem sido uma tendência, já que no início do ano a AIE projetava um crescimento de 1,2 milhão de barris diários, um valor significativamente maior do que a previsão atual.
De acordo com a AIE, a demanda total em 2024 não deve ultrapassar os 103 milhões de barris diários, conforme apontado pela organização sediada em Paris.
Os impactos da desaceleração da economia chinesa na demanda de petróleo foram expressivos, culminando em uma redução nos preços do barril. O preço do Brent, por exemplo, foi negociado abaixo dos US$ 70 na terça-feira, alcançando o valor mais baixo desde dezembro de 2021. A AIE observa que essa queda representa uma redução de US$ 20 em comparação com abril de 2024.
Folha Mercado
Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.