DestaqueUOL

Fake news: Vídeo viral de Lula e Janja é na verdade deepfake de live presidencial de 2023 sem comentários escatológicos

Escândalo Fake: Vídeo de Lula e Janja Fazendo Comentários Escatológicos e Sexuais é Falso

Um vídeo que viralizou nas redes sociais recentemente tem causado polêmica ao mostrar o ex-presidente Lula e a primeira-dama Janja em uma situação constrangedora, fazendo comentários de teor escatológico e sexual. No entanto, segundo apuração feita por nossa equipe de jornalismo, trata-se de um caso de deepfake, uma manipulação digital de vídeos feita por inteligência artificial.

O vídeo em questão foi criado a partir de uma live presidencial fictícia de dezembro de 2023, na qual Lula e Janja não fizeram nenhum dos comentários atribuídos a eles. A prática de deepfake tem se tornado cada vez mais comum e preocupante, pois pode levar à disseminação de informações falsas e difamação de personalidades públicas.

Diante disso, é importante ressaltar a importância de checar a veracidade das informações antes de compartilhá-las nas redes sociais. A propagação de fake news pode causar danos irreparáveis à imagem e reputação das pessoas envolvidas, além de contribuir para a desinformação da sociedade como um todo.

O caso do vídeo envolvendo Lula e Janja é mais um exemplo de como a tecnologia pode ser usada de forma maliciosa para criar conteúdos falsos e enganosos. Por isso, é fundamental que as plataformas digitais e os usuários estejam atentos e se responsabilizem por combater a disseminação de informações inverídicas.

Em tempos de fake news e desinformação, é papel de todos nós, jornalistas, comunicadores e cidadãos, zelar pela verdade e pela integridade da informação. Devemos estar vigilantes e críticos em relação ao que consumimos e compartilhamos, a fim de preservar a credibilidade da imprensa e a democracia em nossa sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo