Câmara dos DeputadosDestaque

Câmara dos Deputados conclui votação do projeto de desoneração da folha de pagamento e envia para sanção presidencial.

12/09/2024 – 11:03

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Deputados reunidos nesta quarta

O Plenário da Câmara dos Deputados encerrou a votação do projeto que trata da transição da desoneração da folha de pagamento (PL 1847/24) com a apreciação da última emenda de redação. A emenda em questão versa sobre a apropriação de depósitos judiciais e recursos esquecidos nos bancos pelo Tesouro Nacional. A votação resultou em 231 votos a favor e 54 contra a emenda.

O projeto agora seguirá para sanção presidencial.

A emenda estabelece que os depósitos relativos a processos nos quais a União esteja envolvida serão mantidos registrados para os devidos fins, enquanto os montantes esquecidos nos bancos poderão ser reivindicados dentro de prazos específicos.

Segundo a emenda, os saldos não reclamados serão incorporados ao Tesouro Nacional como receita primária, sendo considerados na avaliação do cumprimento da meta de resultado primário.

A deputada Adriana Ventura (Novo-SP) tentou obstruir a votação com uma questão de ordem, argumentando que a emenda, por envolver valores significativos – R$ 8 bilhões no caso dos bancos e R$ 12 bilhões nos depósitos judiciais – não deveria ser tratada como mera questão de redação. Contudo, o deputado José Guimarães (PT-CE), relator do projeto e autor da emenda, assegurou que não haverá prejuízo para os cidadãos.

Mais informações serão atualizadas em breve

Reportagem por Silvia Mugnatto
Edição por Natalia Doederlein

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo