
Trump propaga mentiras xenófobas em discurso
No mês de maio, durante um comício no Bronx, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recorreu a uma retórica xenófoba ao afirmar que imigrantes estavam formando um “exército” no país, espalhando mais uma mentira para ampliar sua narrativa anti-imigrante.
“Eles vêm da África. Eles vêm da Ásia. Eles vêm de todo o mundo. Vêm do Oriente Médio, do Iêmen. Um grande número de pessoas está vindo da China. E se você olhar para essas pessoas, elas estão em boa forma física. Têm de 19 a 25 anos. Quase todos são homens e parecem ter idade para lutar. Acho que eles estão formando um exército. Querem nos pegar por dentro”, disse Trump durante o discurso.
Essa estratégia de demonização do estrangeiro não é um ato isolado, mas sim uma tática recorrente do ex-presidente para atingir seus objetivos políticos.
O governo do Haiti rapidamente se manifestou após os comentários feitos por Trump, condenando a atitude discriminatória do ex-presidente. “Infelizmente, essa não é a primeira vez que compatriotas no exterior são vítimas de campanhas de desinformação, estigmatizados e desumanizados para atender a interesses políticos eleitorais”, afirmou o governo em nota oficial.
“Rejeitamos firmemente essas observações, que minam a dignidade de nossos compatriotas e podem colocar suas vidas em risco”, acrescentou a nota do governo haitiano.