Seca prolongada no Rio de Janeiro coloca abastecimento de água em alerta, Cedae recomenda uso racional pelos consumidores

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) divulgou, nesta terça-feira (10), que os sistemas Imunana-Laranjal, responsável pelo abastecimento do Leste Metropolitano, e Acari, que atende parte da Baixada Fluminense, estão em estado de alerta devido à estiagem prolongada que vem afetando o estado. De acordo com o comunicado, cidades como Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Baixada Fluminense correm o risco de serem impactadas pela falta de água.
A escassez de chuvas tem prejudicado diretamente a disponibilidade de água nos mananciais utilizados para captação e tratamento. Em vista disso, a Cedae orienta os consumidores a fazerem uso racional da água, evitando desperdícios durante esse período crítico.
Diante desse cenário preocupante, a empresa intensificou a vigilância dos níveis dos rios no estado. Todas as informações relevantes serão divulgadas para esclarecimento da população, conforme informado pela Rádio Tupi.