DestaqueUOL

Prefeitura de São Paulo cria comitê de crise e medidas emergenciais contra queda da qualidade do ar na cidade

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, 11, a criação de um comitê de crise intersecretarial e a implementação de uma série de medidas em resposta à queda da qualidade do ar na cidade. Segundo informações divulgadas, a gestão municipal irá destinar recursos para a compra de umidificadores de ar, que serão instalados nas escolas localizadas em bairros com menor índice de umidade do ar.

De acordo com a prefeitura, os aparelhos serão providenciados para regiões como Freguesia do Ó, Brasilândia, Casa Verde, Cachoeirinha, Vila Medeiros, São Lucas, Sapopemba, São Rafael, M’Boi Mirim e Jardim Ângela.

São Paulo vem enfrentando baixos níveis de qualidade do ar ao longo da semana, com a capital paulista sendo classificada entre as piores metrópoles do mundo pelo terceiro dia consecutivo. Essa condição é agravada pelo tempo seco, queimadas e poluição concentrada na região.

Com foco nos idosos, a administração municipal também anunciou a liberação de uma verba extraordinária de R$ 5 milhões para reforçar os equipamentos de atendimento assistencial a essa faixa etária, além de aumentar os estoques de soro fisiológico nas unidades de saúde.

Além disso, desde domingo, a cidade conta com dez tendas da Operação Altas Temperaturas distribuídas estrategicamente pelas cinco regiões da capital. Com funcionamento entre 10h e 16h, esses locais oferecem água, chás, sucos gelados e frutas, além de atendimento e orientação sobre os cuidados necessários com os animais de estimação em dias de calor intenso.

No dia 7 de agosto, foi implementado um plano de contingência para situações de baixa umidade do ar, que reforça o papel de diversos órgãos municipais no atendimento à população durante esse período. A prefeitura também destacou que serão intensificadas as recomendações de saúde com protocolos específicos para os períodos quentes nos equipamentos públicos, visando minimizar os impactos causados pela baixa umidade do ar. O comitê de crise será acionado sempre que a temperatura atingir 32º C.

A prefeitura planeja enviar 6 milhões de mensagens via SMS com alertas sobre os cuidados que a população deve adotar durante o período de baixa umidade do ar. Além disso, está investindo em um sistema de monitoramento 24 horas nos parques municipais para evitar incêndios e queimadas.

Orientações em dias secos

Em dias de baixa umidade do ar, é essencial estar atento aos sinais de alerta e adotar medidas de precaução para preservar a saúde. A falta de umidade no ar pode causar diversos problemas, como ressecamento de mucosas, aumento de doenças respiratórias e irritações na pele e nos olhos.

Para minimizar os impactos à saúde em dias com umidade do ar abaixo de 30%, a prefeitura recomenda evitar exercícios físicos ao ar livre, umidificar o ambiente, permanecer em locais arejados e protegidos do sol, manter-se hidratado, utilizar soro fisiológico nas narinas e solução lubrificante nos olhos, e evitar aglomerações.

Endereços das Tendas

Região Central – Praça da República e Praça Marechal Deodoro

Região Sul – Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel)

Região Norte – Santana (Praça Heróis da FEB, s/n) e Vila Maria (Praça Novo Mundo)

Região Leste – Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n); Itaquera (Rua Dr. Luiz Ayres, s/n, junto ao metrô Itaquera); e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella)

Região Oeste – Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo