Líderes partidários da CCJ fecham acordo para análise da PEC que limita decisões monocráticas no STF e tribunais superiores
Líderes partidários chegam a acordo para análise da PEC 8/21 na CCJ da Câmara
11/09/2024 – 12:20
• Atualizado em 11/09/2024 – 15:50
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Os líderes partidários na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados fecharam um acordo de procedimentos para iniciar hoje a análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/21, que limita as decisões monocráticas (tomadas por um único ministro) no Supremo Tribunal Federal (STF) e em outros tribunais superiores.
Pelo acordo, o parecer do relator, deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), será apenas discutido no dia de hoje – a votação ocorrerá em outro momento. O tempo de discussão será de 15 minutos para cada integrante da comissão, tendo a possibilidade de encerramento dessa fase após 10 deputados falarem.
Anistia
Com isso, os demais itens da pauta desta manhã ficaram para outro dia. Também não será apreciado hoje o projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
O relator do Projeto de Lei 2858/22, deputado Rodrigo Valadares (União-SE), apresentou na terça-feira (10) parecer favorável, na forma de um substitutivo, à medida de autoria do ex-deputado Major Victor Hugo (GO).
A reunião foi encerrada há pouco.
Mais informações a seguir
Reportagem – Janary Júnior
Edição – Natalia Doederlein