Confiança dos empresários da indústria sobe pelo segundo mês consecutivo, atingindo 53,3 pontos, segundo Índice de Confiança da CNI

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, destacou a importância das duas altas consecutivas registradas em agosto e setembro, ressaltando que a confiança dos empresários está mais disseminada. Azevedo ressaltou que todos os componentes que compõem o Icei tiveram crescimento, tanto na avaliação das condições atuais quanto nas expectativas para o futuro, impulsionando a melhora no indicador de confiança.
Em relação às expectativas dos empresários da indústria para o futuro de seus negócios e a economia do país, houve um aumento de 1,5 ponto, alcançando 55,4 pontos em setembro. Esse resultado reflete o otimismo dos industriais para os próximos 6 meses. A pesquisa também apontou um aumento na expectativa para a economia e nas condições atuais da atividade econômica do país.
Embora os índices que avaliam a percepção dos industriais em relação à economia ainda estejam abaixo dos 50 pontos, é importante ressaltar que houve uma melhora consistente nos últimos meses. Um dos fatores apontados por Marcelo Azevedo para esse movimento positivo foi o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, que surpreendeu positivamente, com uma participação relevante do setor industrial. Azevedo também destacou que a indústria tem apresentado dados positivos em termos de produção, emprego e intenção de investimentos, o que contribui para melhorar a confiança dos empresários do setor.