Comissão de Meio Ambiente aprova diligência em Mato Grosso para avaliar impacto da estiagem no Pantanal

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) tomou uma importante decisão nesta quarta-feira (11). Aprovou o requerimento REQ 45/2024-CMA, proposto pela senadora Rosana Martinelli (PL-MT), para realizar uma diligência externa em Mato Grosso. O objetivo é avaliar os impactos da severa estiagem no Pantanal.
A preocupação da senadora é evidente, especialmente devido à propagação de inúmeros incêndios florestais na região.
“Mato Grosso é o estado brasileiro que mais sofreu com incêndios desde o início do ano, com quase 25 mil focos de fogo. O aumento de 109% em relação ao ano passado e a diminuição do volume de água em comparação a 2020, ano do maior incêndio na história do Pantanal, são indícios alarmantes”, alertou Rosana Martinelli.
Devido à gravidade da situação, o governo de Mato Grosso decretou estado de emergência por 180 dias. A senadora enfatizou a importância urgente da visita da comissão ao local.
“As informações que serão coletadas durante a diligência serão fundamentais para traçar medidas de mitigação dos danos à fauna, à flora e às comunidades pantaneiras, além de fortalecer políticas públicas para lidar com esses fenômenos naturais no futuro. É essencial conhecer de perto essa realidade e buscar soluções que também possam ser aplicadas em outras regiões”, ressaltou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)