
Temperaturas elevadas no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil
Sudeste terá máximas acima de 30ºC em quase todas as regiões. São Paulo irá marcar 34ºC, enquanto o Rio de Janeiro sentirá ainda mais o calor: 37ºC no início da tarde. Belo Horizonte registrará 30ºC e Vitória marcará 29ºC. Presidente Prudente, cidade no interior de São Paulo cujo calor é uma das principais características, atingirá 38ºC segundo a Climatempo. Londrina e Diamante do Norte (PR) irão registrar 35 e 37ºC respectivamente.

Centro-Oeste continuará com calor intenso. Em Goiânia, a máxima será de 34ºC, enquanto o município de Aruanã, também em Goiás, atingirá 37ºC. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são dois dos estados que devem registrar as maiores temperaturas. Cuiabá terá novamente calor de 40ºC. Campo Grande deve registrar 36ºC. Demais cidades em ambos os estados também têm previsão de altas temperaturas, como Nova Bandeirantes (MT) com 38ºC e Corumbá (MS) com 40ºC. Brasília terá um clima mais ameno do que o restante da região, com máxima de 31ºC.
Norte segue fervendo. Rio Branco terá máxima de 35ºC, Macapá, 33ºC, Manaus, 37ºC, Belém, 33ºC, Porto Velho, 35ºC, Boa Vista, 36ºC, e Palmas, 37ºC. O calor deve cobrir boa parte da região Norte. Ipixuna (AM), por exemplo, terá máxima de 35ºC, enquanto Rio Sono e Pedro Afonso (TO) irão registrar 38 e 39ºC respectivamente.
Nordeste terá clima mais fresco e possibilidade de chuva na maioria das capitais. Enquanto o restante do país apresenta temperaturas acima dos 30ºC, o Nordeste ficará mais fresco nessa quarta-feira. As máximas para as capitais são as seguintes, de acordo com a Climatempo: Maceió 26ºC, Salvador 25ºC, Fortaleza 28ºC, João Pessoa 27ºC, Recife 25ºC, Natal 29ºC e Aracaju 29ºC. São Luís e Teresina são as únicas capitais que devem ultrapassar os 30º, com máxima de 31ºC e 38ºC respectivamente.
O que aconteceu
Altas temperaturas atingem municípios de Norte a Sul. O calor intenso sentido nos últimos dias não se limitou a regiões conhecidas pelo clima quente, como o Nordeste do Brasil. Cidades em todo o país atingiram marcas atípicas para o inverno. Na terça-feira (10), Maringá, no Paraná, foi uma das cidades que registraram temperatura máxima beirando os 40ºC. De acordo com medição do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Cuiabá registrou 42ºC pelo quarto dia consecutivo. O estado do Mato Grosso teve também outros municípios cuja máxima ultrapassou os 40ºC: Rosário Oeste, Diamantino, Rondonópolis e Santo Antônio do Leverger.