DestaqueSenado Federal

Presidente sanciona lei que institui o Dia Nacional do Agente de Segurança Socioeducativo em homenagem a profissional morto em serviço.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que institui o Dia Nacional do Agente de Segurança Socioeducativo, a ser celebrado anualmente em 4 de outubro. A norma (Lei 14.966, de 2024) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (10).

A nova legislação decorre de um projeto (PL 6.279/2019) apresentado na Câmara dos Deputados pelo deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) e que recebeu parecer favorável da senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

O motivo da escolha do dia 4 de outubro como data para a celebração foi a morte do agente de segurança socioeducativo Francisco Calixto, ocorrida em 2016 na Unidade de Marília da Fundação Casa, em São Paulo. Calixto foi rendido, agredido e executado por cinco internos, enquanto tentava impedir a fuga dos socioeducandos que se rebelaram.

No parecer da senadora Damares, é destacada a importância crucial desses profissionais no sistema socioeducativo, responsáveis por assegurar a segurança e disciplina nas unidades e também por contribuir para a reabilitação e reintegração dos jovens à sociedade, visando reduzir a reincidência e promover um futuro mais promissor para os adolescentes.

Em declaração, Damares enfatizou: “A criação do Dia Nacional dos Agentes de Segurança Socioeducativos é uma forma de reconhecer publicamente a relevância e a complexidade de suas funções, enfrentando desafios diários em ambientes muitas vezes adversos.”

Camily Oliveira sob supervisão de Patrícia Oliveira

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo