DestaqueDiário do Rio

O Primeiro Ar-Condicionado do Brasil: História e Curiosidades sobre a Chegada do Aparelho no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Primeiro Ar-Condicionado Chega ao Brasil

Por Luciana Oliveira, Correspondente Internacional

O ar condicionado, inventado pelo estadunidense Willis Carrier entre 1902 e 1906, chegou ao Brasil em 1909 e a história desse primeiro aparelho no país é fascinante. Após ser patenteado e executado por Willis Carrier nos Estados Unidos, a ideia se espalhou pelo mundo e logo desembarcou em terras brasileiras.

Primeiro ar-condicionado do Brasil foi instalado em um prédio histórico do Rio de Janeiro
Marc Ferrez. Teatro Municipal, c. 1910. Rio de Janeiro, RJ / Acervo IMS

O primeiro lugar a ter um ar-condicionado instalado foi o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, um prédio histórico inaugurado em 1909. Segundo relatos, a capital brasileira na época era conhecida por ter um clima bastante quente, o que tornava a invenção de Willis Carrier uma necessidade.

O Theatro Municipal passou por modernizações ao longo dos anos, em 1934, 1970 e 2000, e em cada uma delas, o sistema de ar-condicionado foi aprimorado com as novas tecnologias disponíveis, o que fez com que ele continuasse funcionando de forma eficiente até os dias atuais.

Primeiro ar-condicionado do Brasil foi instalado em um prédio histórico do Rio de Janeiro
Teatro Municipal do Rio de Janeiro

A ideia inicial do ar-condicionado era resolver problemas de controle ambiental em locais específicos, como fábricas e teatros, proporcionando um ambiente mais confortável para trabalhadores e espectadores. Hoje em dia, o ar-condicionado é um item essencial em diversos ambientes, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Saiba mais sobre essa história em nosso site.

Agradecemos a contribuição da Sergio Castro Imóveis – A empresa que resolve, com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, na preservação da cultura carioca.

Diário do Rio de Janeiro – Todos os direitos reservados

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo