Escassez de chuvas no Rio de Janeiro coloca sistemas de abastecimento de água em alerta elevando riscos de redução no abastecimento.


Falta de chuvas coloca sistemas de abastecimento de água em alerta no Rio de Janeiro
A prolongada falta de chuvas no Estado do Rio de Janeiro colocou os sistemas de abastecimento de água Imunana-Laranjal e Acari em estágio de alerta. A escassez hídrica tem afetado os mananciais utilizados para a captação e tratamento de água, elevando os riscos de redução no abastecimento.
Sistema Imunana-Laranjal
O Sistema Imunana-Laranjal, que atende o Leste Metropolitano, pode sofrer impactos na captação de água nos próximos dias devido à falta de chuvas. Municípios como São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Maricá e Ilha de Paquetá podem ter o abastecimento comprometido. A captação de água desse sistema depende da normalização do regime de chuvas na bacia do manancial.
Sistema Acari
O Sistema Acari, que abastece parte da Baixada Fluminense, também enfrenta dificuldades devido à estiagem histórica. Manobras estão sendo realizadas para redirecionar água do Sistema Guandu para as áreas afetadas. A concessionária Águas do Rio está empenhada em garantir o abastecimento nessas regiões.
Uso consciente de água
A Cedae solicita que a população faça uso consciente da água durante a estiagem, evitando desperdícios. A companhia está monitorando o nível dos rios e fornecerá atualizações regulares sobre a situação.
Advertisement
