DestaqueUOL

Disputa acirrada: 173 candidatos concorrem às prefeituras de 39 cidades da Grande São Paulo em eleições municipais de 2024

Disputa acirrada nas eleições municipais da Grande São Paulo

A região da Grande São Paulo está movimentada com a presença de 173 candidatos na disputa pelas prefeituras de suas 39 cidades. Esse número representa uma média de quatro candidatos por município, variando de dois em Arujá, Itapevi e São Lourenço da Serra, a dez na capital paulista.

Além da quantidade de candidatos, outra variável interessante é o número de partidos envolvidos nas coligações. Enquanto em cidades como Guararema apenas seis partidos apoiam os candidatos locais, em municípios como São Bernardo do Campo e São Paulo, são 26 partidos participantes, quase todos os 29 atualmente registrados no TSE.

O PT desponta como o partido com o maior número de candidaturas na região, com 22 aspirantes a prefeito, seguido de perto pelo PL, com 21 candidatos. Outras legendas como Podemos, PSOL e PSD também marcam presença com números significativos. Curiosamente, o PSDB, que já teve grande influência na região, conta apenas com 5 candidatos a prefeito para 2024.

Destacam-se as grandes coligações formadas em torno de Gerson Pessoa (Podemos) em Osasco, com 17 partidos, e Ângela Maluf (PSD) em Cotia, e Kauan (PSD) em Cajamar, com 16 partidos cada.

No total, 17 prefeitos tentam a reeleição na região, sendo apenas duas mulheres. A maioria dos incumbentes terá um candidato a vice diferente do eleito em 2020, mostrando uma reconfiguração no cenário político. Dentre os que buscam um novo mandato, destaca-se a presença do PL, PSD, Podemos, PT e MDB.

Com a possibilidade de segundo turno em 14 municípios da região, as eleições municipais na Grande São Paulo prometem ser bastante movimentadas. Fique por dentro dos candidatos de cada cidade e acompanhe de perto esse cenário político em constante evolução.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo