Aumento de casos de Covid-19 no Rio de Janeiro preocupa autoridades de saúde pelo segundo semana consecutiva.

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, a taxa de testes positivos (PCR) em amostras coletadas em unidades de saúde da rede pública continua em ascensão, subindo de 3% para 9%. Já em relação aos testes rápidos de antígeno, houve um aumento de 4% para 8%. Por outro lado, foi observada uma queda nos resultados dos testes rápidos realizados em laboratórios da rede privada, passando de 7% para 5%. A análise das amostras pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen) tem apontado uma predominância de resultados positivos para rinovírus e Covid-19.
Os atendimentos de crianças com sintomas da doença nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) apresentaram um aumento de 32% nas últimas semanas, passando de 731 para 966 casos. Já os atendimentos de adultos tiveram um crescimento de 17%.
O Panorama Covid-19 se utiliza de diversas fontes de dados, como o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), o Sistema Estadual de Regulação (SER), o Sistema Próprio das UPAs do estado do Rio e o Sistema de Informação de Gerenciamento de Amostra Laboratorial (GAL). Além disso, são registrados os resultados dos exames realizados pelo Laboratório Nacional de Saúde Pública (Lacen-RJ) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), bem como os dados enviados pela rede Dasa, provenientes de laboratórios privados.
Os dados atuais refletem a necessidade de manter a vigilância e as medidas de prevenção em vigor para conter a propagação do coronavírus no estado do Rio de Janeiro.