23ª Lavagem da Madeleine: cultura brasileira ganha as ruas de Paris com música, dança e espiritualidade em evento de destaque na Europa.

O desfile principal está marcado para o dia 15 de setembro, a partir das 10h30, na Place de La République, no centro da capital francesa. A multidão seguirá pelas ruas de Paris ao som dos atabaques, em uma verdadeira festa que no ano passado atraiu cerca de 60 mil pessoas. Para Roberto Chaves, idealizador do evento, a Lavagem da Madeleine vai além de uma simples comemoração, ela é uma resistência e uma mensagem de luta.
Os participantes deste ano poderão desfrutar de apresentações de artistas renomados, como Karla de Souza, e participar de workshops de dança afro-brasileira e zumba-axé, ministrados pelos professores Dimi Ferreira e Siddy Fit. O cortejo contará com a presença ilustre de Carlinhos Brown no comando do trio elétrico, tornando a experiência ainda mais especial.
Além das atividades nas ruas, o novo filme de Liliane Mutti, intitulado “Madeleine à Paris”, será exibido durante a programação, proporcionando mais uma forma de vivenciar a celebração. A participação do aclamado ator Vincent Cassel e a presença do samba animarão ainda mais a festa de encerramento, que contará com a Feijoada da Coisa Nossa seguida por uma roda de samba. A programação completa pode ser acessada no site oficial do evento.
Com a Lavagem da Madeleine integrando a programação oficial da Prefeitura de Paris e a Rota dos Escravizados da Unesco, o evento se consolida como um importante marco cultural que preserva a memória e a história da escravidão. Patrocinado pela Cateno Gestão de contas de pagamento S/A, pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e pela Embratur, a Lavagem de Madeleine promete emocionar e envolver todos os presentes, em uma celebração única que une Brasil e França em um clima de amor e celebração.