Inmet emite alerta de perigo devido à baixa umidade em 12 estados brasileiros e DF devido a risco de incêndios florestais

Os estados que estão sob o alerta laranja são Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo e Maranhão, além do Distrito Federal. Em algumas regiões desses estados, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 12%, agravando ainda mais a situação.
Além disso, o Inmet emitiu um alerta amarelo, de perigo potencial, para os estados do Acre, Amazonas, Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul. Nestas regiões, a umidade relativa do ar deve oscilar entre 30% e 20%, ainda representando um risco para a saúde.
A baixa umidade do ar pode causar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, sendo recomendado o aumento da ingestão de líquidos, a evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, a não praticar atividades físicas ao ar livre e a usar hidratante para a pele, além de umidificar o ambiente.
Além do alerta de baixa umidade, o Inmet emitiu um alerta de ondas de calor para os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e parte de Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As temperaturas nestas regiões podem ficar até 5ºC acima da média até a próxima quinta-feira (12), aumentando o desconforto térmico para a população.
Dessa forma, é importante que a população esteja atenta às recomendações de saúde e segurança para enfrentar essas condições climáticas adversas e proteger a sua saúde e bem-estar.