
Tufão Yagi causa destruição e mortes no Vietnã, China e Filipinas
No último sábado, o tufão Yagi atingiu a capital do Vietnã, Hanói, interrompendo o fornecimento de energia e telecomunicações, resultando em grandes inundações, queda de milhares de árvores e danos em residências. Os estragos causados pelo tufão deixaram um rastro de destruição que resultou na morte de 21 pessoas e deixou outras 229 feridas no Vietnã, segundo estimativas preliminares do governo. O tufão também causou a morte de quatro pessoas na ilha de Hainan, sul da China, e 20 nas Filipinas, sendo este último país o primeiro a ser atingido pelo fenômeno há uma semana.
Em Haiphong, cidade costeira vietnamita com 2 milhões de habitantes e que abriga fábricas de diversas multinacionais, os parques industriais permaneceram fechados no domingo. Os trabalhadores e gerentes das fábricas relataram à Reuters que o complexo industrial foi atingido por inundações e que as redes de telecomunicações ainda não haviam sido restauradas, impossibilitando a retomada das atividades laborais.
Bruno Jaspaert, chefe das zonas industriais DEEP C, que abrigam fábricas de mais de 150 investidores em Haiphong e na província vizinha de Quang Ninh, afirmou que os danos causados pelo tufão foram significativos. Ele destacou que diversas fábricas tiveram perdas, como telhados e fachadas destruídos, sendo que pelo menos 80% dos estabelecimentos foram prejudicados, embora os parques industriais não tenham sido inundados.