DestaqueUOL

Mãe no Reino Unido adota jornada de trabalho de quatro dias e economiza com creche: “Não quero trabalhar de outra forma”

Trabalho em Horário Flexível: A Nova Tendência do Mercado

A busca por horários de trabalho mais flexíveis tem se tornado uma realidade para muitos profissionais, e Laura Etchells é um exemplo disso. Mãe de dois filhos e residente em Hebden Bridge, no Reino Unido, Etchells encontrou no trabalho em quatro dias por semana a solução para conciliar sua vida pessoal e profissional com sucesso.

Em entrevista, Etchells compartilhou que a possibilidade de ter uma sexta-feira livre não apenas reduz os custos com creche em seu orçamento mensal, mas também aumenta sua produtividade no trabalho. Ela ressalta que a compressão da semana de trabalho em quatro dias a permite se engajar mais nas atividades diárias, e afirma que, se precisasse trocar de emprego, a semana comprimida seria essencial.

No Reino Unido, o Partido Trabalhista tem se movimentado para apoiar os direitos dos trabalhadores em relação a horários mais flexíveis. O debate sobre a implantação de uma semana de trabalho de quatro dias ganhou destaque após recentes reuniões entre líderes políticos e empresariais para discutir a próxima Lei do Emprego.

Atualmente, os profissionais no Reino Unido têm o direito de solicitar horários flexíveis desde a contratação, incluindo a compressão de horas. Com as propostas do Partido Trabalhista, a expectativa é que os empregadores tenham critérios mais rígidos para negar pedidos de flexibilidade.

Novos Modelos de Trabalho

Empresas como a Emerald Publishing já estão adotando medidas de flexibilidade em seus ambientes de trabalho. Laura Etchells, que trabalha na empresa, destaca que as opções flexíveis contribuem para a produtividade e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

No entanto, nem todas as experiências foram positivas. Jason Magee, que trabalhava na empresa Cortex, relatou que a tentativa de compressão de horas em sua empresa resultou em dias de trabalho cansativos e menos produtividade. A empresa, então, optou por testar semanas de quatro dias com horários reduzidos, e os resultados foram mais satisfatórios.

Benefícios e Desafios

Os benefícios do trabalho em horários comprimidos incluem melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, como destacado por profissionais como a enfermeira Kelly Burton e o oftalmologista Peter Meacham. No entanto, a fundadora da Small Business Britain, Michelle Ovens, expressa preocupações com os custos e a viabilidade da semana de quatro dias em pequenas empresas.

A busca por horários flexíveis segue em destaque no mercado de trabalho contemporâneo, trazendo benefícios e desafios para profissionais e empregadores. Enquanto alguns encontram na semana comprimida a solução ideal, outros destacam a necessidade de considerar diferentes estratégias para aumentar a flexibilidade no ambiente de trabalho.

Cabe às empresas e aos órgãos reguladores trabalhar juntos para encontrar um equilíbrio que atenda às necessidades de todos os envolvidos, garantindo um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

*Com colaboração de Oliver Smith e Bernadette McCague.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo