
Investigação sobre atuação do Conselho Federal de Medicina gera polêmica em eleições para conselheiro titular por São Paulo
O vice-presidente da ANMP (Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais), Francisco Eduardo Cardoso Alves, está no centro de uma investigação do Ministério da Previdência em relação à atuação do Conselho Federal de Medicina. Alves está disputando uma vaga de conselheiro titular por São Paulo nas eleições do órgão que regulamenta a profissão no país.
Na quinta-feira (25), o ministério fez uma representação ao Ministério Público Federal no Distrito Federal pedindo investigação sobre membros do CFM que estariam permitindo que o órgão fosse usado de maneira indevida para apoiar interesses particulares da ANMP.
De acordo com a representação, há indícios de que o CFM está sendo utilizado para beneficiar indevidamente a ANMP, liderada por Luiz Carlos de Teive e Argolo e Francisco Cardoso, inclusive por meio da prática de atos tipificados na legislação penal.
Cardoso faz parte da chapa “Força Médica”, que tem como uma de suas propostas a “defesa da vida e contra a cultura da morte”. Ele e seu suplente, Krikor Boyaciyan, também se posicionam contra o programa Mais Médicos do governo federal, que busca minimizar a falta de profissionais no interior e nas periferias das grandes cidades do país.
Alves ganhou destaque durante a pandemia da Covid-19 por ser um dos mais fervorosos defensores de remédios comprovadamente sem eficácia contra a doença, como a cloroquina. Durante um julgamento da Justiça Federal do Piauí, ele afirmou que os médicos que não prescrevessem o antimalárico “lavariam as mãos com o sangue das vítimas”.
O perito e a ANMP são críticos à adoção do Atestmed, uma análise documental implementada para agilizar a concessão de benefícios do INSS. Em abril, um parecer do CFM declarou que o sistema de envio de atestados médicos pela internet desrespeita leis vigentes e pode causar “inarredável prejuízo” ao erário e à sociedade.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.