DestaqueDiário do Rio

Setembro Amarelo e o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio: Quebrando o Silêncio para Salvar Vidas

Imagem criada por inteligência artificial

O mês de setembro marca uma das campanhas mais importantes de conscientização sobre a saúde mental e prevenção do suicídio: o Setembro Amarelo. Com seu ponto alto no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado no dia 10 de setembro, a iniciativa visa a combater o estigma em torno do tema e incentivar o diálogo aberto como forma de salvar vidas.

No Brasil, estima-se que 32 pessoas cometam suicídio por dia, superando o número de mortes causadas por doenças como a AIDS e certos tipos de câncer. Globalmente, uma pessoa tira a própria vida a cada 40 segundos, destacando a urgência de abordar essa crise de saúde pública.

O Boletim Epidemiológico de fevereiro de 2024, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, apresenta uma análise detalhada sobre suicídios no Brasil entre 2010 e 2021. Em 2021, foram registrados 15.507 suicídios no país, com destaque para a prevalência entre homens.

  • Por gênero: 77,8% dos suicídios foram cometidos por homens. Entre os idosos, a taxa de suicídio foi de 18,1 óbitos por 100 mil habitantes.
  • Por raça/cor: Pessoas negras foram responsáveis por 51% dos suicídios. Entre os indígenas, a taxa de mortalidade proporcional foi o dobro da média nacional.
  • Por escolaridade: Pessoas com 8 a 11 anos de estudo apresentaram uma maior proporção de suicídios.

    Carta aos Pais – Automutilação e suicídio? – 2023, da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM)

    Que neste setembro, e em todos os meses, possamos acolher, escutar e estender a mão a quem precisa.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Setembro Amarelo e o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio: Quebrando o Silêncio para Salvar Vidas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo