DestaqueDiário do Rio

Operação Verão 2024 antecipada: 1.250 agentes reforçam policiamento nas áreas de orla do Rio de Janeiro e cidades litorâneas

Praia de Ipanema (Foto: Reprodução |Globo News)

A Operação Verão 2024 e 2025 terá o seu início antecipado para este final de semana pelo Governo do Estado, que colocará nas ruas 1.250 agentes para reforçar o policiamento diário nas áreas de orla da capital e das cidades litorâneas fluminenses.

A Secretaria de Estado de Polícia Militar adiantou que o poder público, além de ampliar o emprego de tecnologias, também empregará um novo protocolo de abordagens a crianças e adolescentes. A estratégia para a atual edição da Operação Verão contará com o suporte das forças de segurança estaduais, órgãos municipais, Ministério Público, Defensoria Pública e entidades da sociedade civil.

O secretário de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, considera o protocolo de abordagem, chamado de “termo de autocomposição”, um avanço social importante para prevenir possíveis abusos contra jovens e crianças.

“O termo foi construído por meio de uma união de esforços de diferentes instituições públicas e da sociedade civil. Todo o processo de construção do documento foi norteado pelas diretrizes da nossa Constituição”, disse o coronel.

Áreas de foco

O patrulhamento reforçado de verão será feito com viaturas, motocicletas, nas vias; e quadriciclos circulares na areia das praias. Nos locais de maior movimento, serão montadas tendas como pontos de apoio aos policiais e da população.

Na cidade do Rio, o trecho entre o Leme ao Pontal receberá um policiamento reforçado, com o emprego de cavalos do Regimento de Polícia Montada (RPMont) e cães do Batalhão de Ações com Cães (BAC). Os policiais também intensificarão o patrulhamento nas ruas internas dos bairros da zonas Sul e Oeste.

Patrulhamento

Já o patrulhamento dos corredores viários de acesso à orla terá o reforço dos agentes do batalhão Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) e do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE), que atuarão em parceria com equipes das unidades operacionais de área.

Pelo planejamento, as linhas ônibus em direção à orla serão monitorados e poderão ser paradas para revista. Terminais de ônibus e estações do Metrô também serão alvo da operação.

Uso de tecnologia

O sistema 190 Integrado será beneficiado com a incorporação de mais câmeras de vigilância, segundo a Polícia Militar. Assim como, no último réveillon, a Operação Verão vai empregar o sistema de reconhecimento facial e drones, para tornar o patrulhamento mais eficiente.

Além disso, a população também conta com a segurança gerada pelas câmeras corporais dos PMs, bem como as imagens captadas por helicópteros da corporação. O conteúdo será transmitido em tempo real para um carro-comando, baseado no Arpoador, e para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, ambos da PM. O CICC receberá ainda imagens do interior fluminense e de outras capitais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo