DestaqueUOL

Músico brasileiro Sergio Mendes conquista sucesso internacional com fusão de ritmos brasileiros e jazz americano em sua carreira

Sergio Mendes: A Trajetória de um Músico Brasileiro de Sucesso

Com seu talento como pianista e compositor de arranjos, Sergio Mendes despertou o interesse de grandes nomes da música, como Tom Jobim e Cannonball Adderley. Foi em 1963 que o saxofonista americano escolheu o Sexteto Rio, liderado por Mendes, para gravar o álbum “Cannonball’s Bossa Nova”, demonstrando o domínio do jazz do músico brasileiro.

No ano de 1966, Sergio Mendes alcançou o sucesso internacional com o lançamento do álbum de estreia de seu grupo, o Sergio Mendes & Brasil 66. Uma das faixas de destaque era uma versão da música “Mas que nada”, de Jorge Ben Jor, que se tornou um sucesso internacional, colocando o álbum no top 10 das paradas americanas.

Ao longo de sua carreira, Mendes se destacou pela mistura cativante de elementos musicais, combinando a cadência do samba, o groove do jazz, as harmonias vocais da bossa nova e o requinte do pop californiano. Segundo o Le Parisien, Sergio Mendes é um artista com grande espontaneidade por trás de seu sucesso comercial.

Em uma entrevista à AFP em Paris, Mendes revelou sua curiosidade e amor pelo aprendizado, além de citar a influência das raízes brasileiras em sua música. “As raízes da minha música são brasileiras. No Brasil temos uma diversidade cultural e musical linda, entre a música da Bahia, do Rio de Janeiro, a música clássica e os ritmos da África”, declarou o músico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo