
Quase 24 milhões de eleitores argentinos devem votar em eleições presidenciais
No dia 7 de novembro, quase 24 milhões de eleitores argentinos estão aptos a votar nas eleições presidenciais antecipadas. O atual presidente, Abdelmadjid Tebboune, está na disputa pela reeleição contra dois candidatos: Abdelaali Hassani, um engenheiro de 57 anos e líder do Movimento Sociedade pela Paz, e Youcef Aouchiche, de 41 anos, ex-jornalista e senador pela Frente das Forças Socialistas, o partido mais antigo da oposição no país.
A principal incógnita para estas eleições é a taxa de participação. O futuro presidente terá a responsabilidade de governar um país com 45 milhões de habitantes, sendo o maior exportador de gás natural da África, a terceira maior potência econômica do continente e o maior em área geográfica.
Para Abdelmadjid Tebboune, uma alta participação nas eleições é crucial para a sua legitimidade. Apoiado pelo antigo partido único, a Frente de Libertação Nacional (FLN), e pelo movimento islâmico El Bina, o presidente busca dar continuidade ao seu projeto de “nova Argélia” através de um segundo mandato.