DestaqueUOL

Tufão Yagi causa estragos e queda de energia em Wenchang, na China, afetando milhares de lares e provocando cancelamentos de voos.

Tufão Yagi atinge cidade de Wenchang, na China

Após mais do que dobrar de tamanho desde que matou 16 pessoas no norte das Filipinas, o tufão Yagi chegou à cidade de Wenchang, em Hainan, nesta sexta-feira.

Cerca de uma hora após sua chegada, a região registrou queda de energia, afetando 830 mil lares na província, de acordo com a agência de notícias Xinhua.

O departamento de fornecimento de energia elétrica mobilizou uma equipe de 7 mil pessoas para realizar os reparos nas linhas assim que as condições permitirem. Até o momento, aproximadamente 260 mil lares tiveram o fornecimento restabelecido.

Antes da chegada do Yagi, a ilha de Hainan cancelou voos e balsas, fechou comércios e recomendou que a população, de mais de 10 milhões de pessoas, evitasse sair de casa.

O tufão também afetou Hong Kong, Macau, e a província de Guangdong, além de causar o fechamento de aeroportos no Vietnã e Laos, para onde deve se deslocar no fim de semana. Em Hong Kong, a bolsa de valores foi fechada e as escolas permaneceram sem aulas.

A autoridade aeroportuária de Hong Kong informou que as operações voltaram ao normal após o cancelamento de 50 voos na quinta-feira. A cidade, com mais de 7 milhões de habitantes, reduziu o alerta de tufão após o meio-dia, com o Yagi se aproximando do Vietnã.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo