Jovens brasileiros passam 9 horas diárias em redes sociais e material online gratuito ajudará famílias a lidar com o uso excessivo


Na era digital em que vivemos, é cada vez mais comum ver crianças e adolescentes completamente imersos no mundo das telas. Um estudo recente revelou que os jovens brasileiros passam, em média, nove horas por dia nas redes sociais, o que tem preocupado famílias e especialistas. Os impactos desse uso excessivo vão desde o aumento da ansiedade até casos de isolamento social e depressão. Diante desse cenário, iniciativas como o “Movimento LIV Pela Saúde Mental: Sentir Para Além das Telas” ganham destaque no mês de Setembro Amarelo.
O programa de educação socioemocional Laboratório Inteligência de Vida (LIV), presente em mais de 700 escolas do país, lançará um material online e gratuito para auxiliar pais e educadores a lidar com os desafios trazidos pelo uso abusivo das tecnologias. Com a proposta de promover o diálogo e a conscientização, o Movimento abordará, semanalmente, conteúdos variados, como vídeos de especialistas, entrevistas, dicas de leitura e sugestões de atividades para afastar os jovens das telas.
Evellyn Paixão, psicóloga e consultora pedagógica do LIV, destaca a importância de negociar o tempo de uso das telas e desenvolver habilidades socioemocionais nos jovens. Segundo ela, proibir o uso nem sempre é a solução mais eficaz. O pediatra Daniel Becker também ressalta que as telas não são vilãs, mas sim o uso descontrolado delas. Para Becker, a tecnologia pode ser uma ferramenta valiosa, desde que utilizada com equilíbrio.
O material do Movimento LIV também aborda a relação dos jovens com seus corpos e a busca pela perfeição incentivada nas redes sociais. A importância de experiências sensoriais e do desenvolvimento de habilidades físicas e emocionais é reforçada, assim como a necessidade de diálogo entre escolas, famílias e educadores.
Por fim, para encerrar a campanha, está programado o Encontro com Especialista LIV, que contará com a presença da pedagoga e consultora Thauane Rocha. O evento virtual, marcado para o dia 26 de setembro, abordará os caminhos para um uso equilibrado do mundo virtual. Para participar e acessar todo o material disponibilizado, basta se inscrever no link aqui.