Grupo de golfinhos e baleia-franca surpreendem equipe do Inea durante atividade na Baía de Sepetiba, no Rio de Janeiro.

Grupo de Golfinhos e Baleia-Franca Avistados na Baía de Sepetiba, no Rio
No dia 4 de setembro, a equipe do Instituto Ambiental do Estado (Inea) teve a oportunidade de presenciar um momento especial durante uma atividade de rotina na Baía de Sepetiba, no Rio de Janeiro. Cerca de 30 golfinhos e uma baleia-franca foram avistados na região, chamando a atenção pela coloração vibrante e altos níveis de sociabilidade. O registro desses animais foi feito com o auxílio de drones.

As imagens capturadas mostram a baleia-franca com seu filhote, descansando a cerca de 4 quilômetros de distância dos golfinhos. O especialista Leonardo Flach ressalta que as baleias-francas costumam permanecer em repouso nas águas cariocas antes de retornar ao seu habitat natural. Embora o litoral do Rio de Janeiro não faça parte de sua rota usual, essas baleias normalmente visitam a costa de Santa Catarina no sul do país para reprodução.
Os golfinhos e baleias são cetáceos, mamíferos aquáticos carnívoros que se alimentam de peixes, moluscos e até outros mamíferos. Eles são comuns ao longo da costa brasileira, mas se concentram principalmente na Baía de Sepetiba, que abriga a maior população de golfinhos da América do Sul.
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp