DestaqueUOL

Crise diplomática em Caracas: Brasil assume interesses da Argentina e do Peru para proteger opositores de Maduro na embaixada.

Brasil assume interesses da Argentina em Caracas e mantém embaixada sob sua proteção

Em meio a um período de tensão diplomática na Venezuela, o governo brasileiro tomou uma decisão ousada para proteger seus interesses e os da Argentina em Caracas. A expulsão de diplomatas por parte do governo Maduro levou o Brasil a fechar um acordo no qual passou a assumir a responsabilidade pela embaixada argentina na capital venezuelana.

Essa ação foi realizada com o intuito de evitar que a inviolabilidade da embaixada fosse violada e que opositores fossem capturados pelo regime de Maduro. Com a nova decisão, a embaixada passou a ser tratada como território brasileiro, estando fora do alcance das forças de ordem do governo venezuelano.

Mesmo com a colocação da bandeira brasileira no local, a pressão de Maduro contra a oposição continua, o que levou a relatos de que a embaixada está cercada na noite desta sexta-feira. O governo brasileiro, no entanto, reafirmou seu compromisso em representar os interesses da Argentina em Caracas.

O Itamaraty ressaltou que, caso a Venezuela decida revogar a autorização concedida ao Brasil, será necessário aguardar a definição de um país substituto. Enquanto isso, o governo Lula garantiu que continuará assumindo a responsabilidade pelos interesses argentinos na capital venezuelana.

Por: Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo