Câmara dos DeputadosDestaque

Bois Garantido e Caprichoso do Festival de Parintins são reconhecidos como manifestação cultural nacional pela nova lei

06/09/2024 – 08:35  

Fernando Frazão/Agência Brasil

Mural dos bumbás Boi Caprichoso e Boi Garantido decora o Bumbódromo

O Festival Folclórico de Parintins (AM), realizado anualmente em junho, e os Bois Garantido e Caprichoso foram reconhecidos como manifestação da cultura nacional pela Lei 14.960/24, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (5).

A nova lei teve origem no PL 2610/23, do deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM). Ao apresentar a proposta, o parlamentar destacou que Festival Folclórico de Parintins é um dos maiores eventos culturais do Brasil e que já é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O parlamentar explica que as apresentações simbolizam a disputa entre dois bois bumbás: o Boi Garantido, representado pela cor vermelha, e o Boi Caprichoso, representado pela cor azul. Cada boi conta uma história com base na cultura amazônica, envolvendo lendas, mitos, rituais e costumes locais.

Da Redação – RL

Nesta quinta-feira (5), o presidente Lula sancionou a Lei 14.960/24 que reconhece o Festival Folclórico de Parintins e os Bois Garantido e Caprichoso como manifestação da cultura nacional. O evento, que acontece anualmente em junho, é um dos maiores do Brasil e já possui o título de Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan.

O deputado Capitão Alberto Neto foi o responsável pelo projeto de lei que deu origem a essa importante conquista cultural. Segundo ele, as apresentações dos bois bumbás representam a rica cultura amazônica, envolvendo lendas, mitos, rituais e costumes locais.

O Festival Folclórico de Parintins é conhecido pela disputa entre o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. Cada boi conta uma história única que encanta o público e preserva as tradições da região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo