DestaqueUOL

Articulação política é revelada por Tales Faria em nome de Motta: os bastidores da construção do grande bloco na Câmara.

Tales Faria, colunista do UOL, durante uma entrevista exclusiva, revelou os bastidores da construção da articulação política para a eleição na Câmara dos Deputados. Faria explicou detalhes sobre a formação do bloco liderado por Hugo Motta e a influência de figuras importantes no cenário político nacional.

O Hugo é o resultado da candidatura de um bloco montado em 2023, o bloco montado pelo MDB, PSD, Republicanos e Podemos. Foi o primeiro grande bloco criado na Câmara, depois da eleição do Lula, que ia ser o grande bloco da casa. A reação do Arthur Lira foi criar outro bloco maior ainda com o União Brasil e outros e mostrar que ele tinha mais força. Mas esse bloco do MDB, PSD, Republicanos e Podemos é um grande bloco, ainda existe.

A última reunião desse grupo aconteceu [com um jantar] na casa do Rodrigo Maia no dia 28 de agosto. Foi depois dessa reunião que o Lira resolveu entrar no jogo e adiar o anúncio quase certo do Elmar como seu candidato.

O deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), presidente nacional do Republicanos, ele é desse bloco e pensou ‘eu levo vantagem’. E tentou se construir como candidato de consenso desse grupo, mas ele acha que foi vetado pelo Gilberto Kassab.

Tales Faria destacou que a articulação para a eleição na Câmara dos Deputados envolve vários interesses políticos e estratégias, com personagens como Ciro Nogueira, presidente do PP, e Jair Bolsonaro (PL) influenciando as decisões nos bastidores.

O UOL News informou que o programa vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. As edições são sempre transmitidas ao vivo, trazendo as últimas notícias do cenário político brasileiro.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo